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Porque sua empresa precisa estar presente nas redes sociais?

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Pode parecer uma pergunta fácil de responder para quem já é adepto delas, mas muitos profissionais ainda se perguntam por que devem colocar sua empresa nas redes sociais. 

Em primeiro lugar, deve-se considerar o tempo que as pessoas costumam passar por dia nas mais diversas redes sociais. Segundo pesquisa feita, o Brasil possui os usuários mais ativos nesse quesito, liderando o topo de horas gastas.

A verdade é que a maioria das pessoas hoje quando quer saber sobre alguma empresa, busca diretamente pelo seu perfil nas redes sociais. Procura por críticas sobre um produto que tem interesse, indicações, conteúdos etc.

Tendo consciência desse fato, muitos empreendedores começaram a se ver numa posição quase de obrigação em colocar sua empresa nas redes sociais. E adivinhe só?! Deve ter sido a melhor escolha que eles fizeram.

Estar presente nas redes sociais é contar com crescimento da sua marca, melhores resultados financeiros e tornar-se uma referência no segmento. 

Duvida disso?! Então confira as principais razões que separamos para você criar uma conta nelas de uma vez por todas!

Mais chances de conquistar um cliente

Cada postagem da sua empresa nas redes sociais se torna uma oportunidade para um possível cliente interagir e querer saber mais sobre o produto ou serviço que você está oferecendo. 

Ou melhor, a cada publicação sua na rede social com um link voltado diretamente para compra no seu site, aumentam-se as chances de ser gerada uma venda. 

Isso, porque por lá, as pessoas são atraídas e seduzidas ao seu negócio de forma sútil. Elas vão por conta própria de certa forma. O único trabalho que você terá é o de postar temas que chamaria atenção do seu público.

Em uma loja física, nem sempre é possível conquistar um cliente apenas com aquele papo de vendedor. Já nas redes sociais, você pode utilizar diversos artifícios, como:

  • Publicação de vídeos reais do produto
  • Depoimentos reais de clientes que compraram e gostaram
  • Avaliações de outras pessoas
  • Vídeos tirando dúvidas a respeito do funcionamento do produto
  • Outros;

Formam fãs da empresa

Aqui está uma razão para entrar nas redes sociais que vai te surpreender: é possível gerar fãs da sua empresa apenas utilizando essas plataformas da forma correta.

Sim, é verdade! Quando a empresa, por exemplo, expõe uma visão subjetiva sobre determinado assunto que está em alta e o cliente compartilha da mesma opinião, ele cria um laço forte com a marca.

E qual é a melhor forma de expor essa visão?! Pelas redes sociais, é claro. Você poderá criar um story no Instagram, por exemplo, apoiando determinada causa ou desapoiando.

Só deve se ter muito cuidado ao fazer isso, pois o efeito pode ser exatamente o oposto do esperado. Para declarar opiniões abertamente representando a empresa, deve-se conhecer o público profundamente.

A grande vantagem de formar esses fãs é a publicidade gratuita que eles farão por você, economizando um bom dinheiro que seria gasto com propagandas tradicionais.

Resultados fidedignos de campanhas

Quando você opta pelas propagandas tradicionais como outdoors, não faz ideia de quem passou por ali, visualizou, decidiu saber mais sobre o produto ou serviço e finalmente se tornou um consumidor.

Com as redes sociais, não há esse tipo de problema. Lá, são disponibilizados indicadores fiéis do desempenho das suas campanhas. Com eles, você consegue saber onde tem errado e o que fará para consertar.

Vamos supor que você deseja gerar mil comentários em uma campanha criada no Instagram por 5 dias. Passam-se 4 dias e não chegou nem a 200 comentários. Acho que todos concordam que há algo errado, certo?!

Então é hora de reavaliar sua postagem e ver se ela vai de encontro com a sua marca e seu nicho.

Aproximação com o público-alvo

Se você ainda enxerga o seu consumidor apenas como sendo mais um dado na hora de avaliar seus lucros, sinto te informar, mas você está no caminho errado!

As pessoas hoje não estão interessadas apenas no produto ou serviço, mas em boas experiências com a marca que se relacionam. Elas querem que você entenda suas dores e a ofereça soluções reais.

Portanto, nessa hora, as redes sociais se encaixam perfeitamente na aproximação com o cliente. É através delas que você conseguirá saber um pouco mais sobre seu lead e conseguirá se comunicar diretamente com ele.

Algumas empresas, como a Netflix, tem aplicado essa técnica com êxito. Os estagiários ficam responsáveis por responder pessoas no Twitter, por exemplo. O resultado disso? Geração de fãs da marca e estreitamento da relação.

É por esse tipo de situação que, apesar de existirem mil sites de filmes e séries para ver online de forma gratuita, as pessoas preferem pagar uma assinatura mensal na plataforma.

Mas afinal, por qual rede social devo optar? 

Para responder a essa pergunta, precisaríamos saber em qual área sua empresa atua e qual seu objetivo com as redes sociais. Fique a vontade para comentar nesse artigo e receber essa ajuda especial.

Por enquanto, como ainda não sabemos, elaboramos uma lista das principais redes sociais utilizadas e alguns de seus benefícios:

  • Facebook: a plataforma é responsável por mais de 75% dos acessos às redes sociais. 
  • Instagram: é a que apresenta a maior taxa de crescimento nos últimos tempos. Além disso, pode funcionar como um catálogo, já que serve para postar fotos e vídeos.
  • YouTube: o conteúdo em formato de vídeo é mais bem aceito do que textos ou imagens. Saiba quais palavras chaves usará.
  • Twitter: o Brasil ocupa o top 10 dos países que mais utilizam essa rede social com aproximadamente 10 milhões de usuários ativos mensalmente.

Conclusão 

Podemos concluir que a presença da sua empresa nas redes sociais fará toda diferença para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Além disso, certamente você contará com aceleração de alguns processos, como crescimento da marca e aumento do faturamento.

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!

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