Pular para o conteúdo

O que é Venda Direta?

  • Blog

Sabemos que o ano 2020 não foi o momento ideal para ascender financeiramente. Muitas empresas e profissionais encontraram dificuldades devido à pandemia e por isso começaram a pesquisar sobre a venda direta.

Esse modelo tem crescido muito nos últimos tempos e sofreu uma evolução acelerada nesse último ano que passou, principalmente por atender tanto as grandes empresas quanto os profissionais liberais e autônomos.

Lembrando que esse processo não está ocorrendo apenas no Brasil, ele atingiu dimensões globais. Mas o nosso país merece um destaque nesse ramo, estando em 6º lugar no mercado global de venda direta.

Anteriormente ao ano de 2016, o Brasil foi responsável por movimentar nada menos do que mais de 44 bilhões de reais com esse método por meio de aproximadamente 5 milhões de profissionais nessa área. Nada mal né?!

Calma! Fique tranquilo. Nós vamos te explicar nesse artigo tudo que você precisar saber sobre o método para aplicar na sua empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Boa leitura!

Mas afinal, o que é a venda direta?

Se você é leigo no assunto, talvez ainda não saiba exatamente ao que estamos nos referindo quando falamos de venda direta. Explicarei melhor abaixo de forma bem didática para que você compreenda.

O modelo de venda direta é um sistema de distribuição e comercialização de produtos ou serviços de forma direta entre o vendedor e o consumidor final, ou seja, não há intervenção de um estabelecimento comercial fixo.

Não entendeu ainda? Tudo bem. Explicarei com exemplos então agora.

Vamos supor que você seja um professor e está produzindo um curso com conteúdo exclusivo para estudantes de vestibular. Por meio da venda direta, você se comunicará diretamente com esse estudante para venda.

Quando você se comunica de forma direta com ele, não precisa de uma livraria física, por exemplo, para poder vender seu produto e serviço. Percebe como isso é lucrativo?! Os custos que você teria com esse intermédio são eliminados.

Além disso, permite que você expanda seus negócios de forma nacional ou até mundial dependendo do seu serviço. É possível se comunicar com um cliente de outro estado em vez daqueles que só frequentariam a loja, por exemplo.

Como esse modelo vai aumentar o lucro da minha empresa?

Para você entender como a venda direta funciona na prática e aplicar na sua empresa, vamos explicar rapidamente outro conceito bem importante: marketing multinível. 

Ao unirmos essas duas poderosas ferramentas todos saem ganhando, tantos os empresários quanto os vendedores. É impossível nos referirmos ao marketing multinível sem citar um dos seus maiores exemplos: a empresa Avon.

Seguindo essa linha de raciocínio, a Avon funciona da seguinte forma: um revendedor da marca ganha um catálogo de produtos e o mostra para um cliente em potencial conseguindo realizar uma venda. 

Nesse caso, temos o revendedor trabalhando através do método da venda direta e o empresário (dono da Avon) ganhando por meio desses revendedores através do marketing multinível. 

No marketing multinível também existe a possibilidade do revendedor ter pessoas trabalhando para ele recebendo um lucro em cima da venda delas.

Como ocorre a distribuição dos produtos?

Esse é um ponto bem importante quando falamos desses métodos, pois eles também precisam ser determinados pela empresa ou pelo profissional.

Existe um modelo nesse caso chamado de distribuição direta e ele pode ocorrer tanto pela venda direta, quanto pelo marketing direto. Dependendo do seu negócio, você precisará entender em qual se encaixará melhor. Confira.

  • Distribuição direta por meio da venda pessoal: nesse caso, a empresa é a responsável por fazer a comunicação e venda com o consumidor final por meio de revendedores ou representantes.
  • Distribuição direta por meio do marketing direto: já aqui, a comercialização é feita por meio de catálogos, ligações telefônicas, como o telemarketing ou plataformas digitais.

Lembrando que nada impede a empresa de adotar os dois modos de distribuição direta se conseguir encaixar de modo adequado ao seu negócio.

Quais os benefícios da venda direta?

Agora que você já está se sentindo mais inserido no assunto, vamos te mostrar o porquê de implementar esse método na sua empresa ou negócio. Ele pode ser decisivo para seu sucesso financeiro. Confira.

  • Crescimento constante: você pode até não acreditar, mas a empresa que citamos como exemplo em um dos tópicos acima tem um faturamento de 5,7 bilhões.

 E recentemente foi comprada por outra empresa que também adota a venda direta em seus negócios: a Natura. Vê como o mercado da venda direta está fervilhando?!

Isso é um ponto muito positivo, visto que, com isso, cada vez mais empresas adotarão ao método se beneficiando do maior número de revendedores que entrarão para o negócio.

  • Aproximação com o consumidor: hoje em dia o cliente quer se sentir cada vez mais valorizado pela empresa que está lidando, não quer ser apenas mais um consumidor. 

Nesse sentido, a venda direta propicia isso, já que é feita de 1 para 1 com atenção dedicada somente a ele.

  • Baixos custos: já mostramos aqui como profissionais autônomos conseguem ter seus custos bem reduzidos ao adotarem o modelo de venda direta, como o exemplo do professor. 

No caso das empresas, também há esse benefício. Ao adotar o método, elas reduzem despesas com o marketing digital e tradicional, por exemplo, já que os revendedores vão fazer isso por conta própria.

  • Compra e venda facilitada
  • Geração de renda extra
  • Expansão geográfica do negócio, já que os revendedores poderão receber catálogos ou algo do tipo em qualquer território.

Conclusão 

Podemos concluir que o sistema da venda direta é muito interessante para quem quer ampliar seus negócios como profissional autônomo ou multiplicar o ganho da sua empresa.

Se você pretende introduzi-la em seu negócio, não deixe de estudar de forma detalhada o assunto e conferir nossos outros artigos que falam a respeito do tema. Eles serão essenciais na sua jornada.

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!

Entre em contato!