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Quando foi criado o Marketing Multinível?

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Se você já é um atuante ativo no mercado, como um empresário ou profissional autônomo, pode ficar curioso para saber da origem do marketing multinível, modelo de renome no meio comercial.

Além disso, saber quem originou o modelo é uma baita fonte de inspiração, já que foi necessária uma ideia brilhante e empreendedora de alguém para que o processo começasse.

Muito se discute acerca da história dos médicos, dentistas, enfermeiras e advogados, mas poucos debatem sobre a criação de métodos do meio comercial, que são profissões tão consagradas quanto às citadas.

Você pode até não acreditar, mas o marketing multinível existe há mais de 95 anos e nasceu a partir de um sistema chamado de “venda direta”, o qual será explicado mais adiante.

Se você se enquadra nesse perfil de um profissional buscando por inspiração ou por curiosidade, leia o artigo na íntegra e se encante com essa história incrível. Boa leitura!

Conheça o pai do modelo

Pode parecer estranho, mas a mente idealizadora dos primórdios do modelo de remuneração em múltiplos níveis, ou seja, do marketing multinível, é de um médico. Ah! E não só isso, ele também era químico e industrial.

Há aproximadamente 80 anos atrás, o Doutor Carl Rehnborg lançava nos Estados Unidos a primeira versão do sistema de vendas diretas. Ele era dono simplesmente da primeira indústria de suplementos do mundo.

Por meio dessa empresa, cujo nome era California Vitamins INC, ele aplicou um método de remuneração que originou o que conhecemos hoje por marketing multinível. Mas de que forma ele fez isso? Confira.

Para conseguir expandir os negócios da sua empresa, ele fez o seguinte: pediu aos fornecedores mais próximos que ensinassem aos outros fornecedores e com isso, todos seriam pagos a cada venda feita.

Mas esse nome oficial de marketing só vem mesmo no ano de 1940 após ele ter mudado o nome da sua empresa e ter feito uma parceria com a Myrtinger & Casselberry INC como seus fornecedores exclusivos.

A mãe do marketing multinível

Apesar de termos falado do pai desse modelo de remuneração no tópico anterior, a mãe do marketing multinível não tem relação com ele. Simplesmente porque seus negócios estão separados por 10 anos na história.

Estamos nos referindo a Mary Kathlyn Wagner. Ainda não conseguiu identificar quem é?! Ela é a idealizadora da famosa marca Mary Kay, empresa de sucesso que se estende até os dias atuais.

Essa senhora tão brilhante não atuava apenas em uma empresa, mas aplicava o marketing multinível em várias, alcançando o sucesso que todo empresário sonha em ter.

E por mais que pareça estranho, ela não obteve o ápice do seu sucesso com a empresa de cosméticos Mary Kay. Esta só veio a entrar no mercado em 1963 após ela já estar com 63 anos.

O diferencial da Mary Kay na época e atualmente é o modo como as distribuidoras ou revendedores são tratadas. Em primeiro lugar, esta é uma forma de empreendedorismo voltado apenas as mulheres, nada de homens.

Fora isso, essas distribuidoras são sempre presenteadas com jóias e carros do ano quando atingem um determinado número de vendas. Incrível né?!

Cronologia completa

Agora vamos voltar um pouco ao nosso território e te mostrar uma linha do tempo bem interessante com anos marcantes para o marketing multinível aqui no Brasil.

  • 1942: Ano em que a empresa Hermes começa a aplicar oficialmente as vendas diretas no Brasil.
  • 1959: Inauguração da primeira loja da Avon em São Paulo
  • 1966: A empresa Yakult começa a atuar no Brasil inovando com o sistema de porta a porta.
  • 1968: A empresa Natura é criada em um laboratório de São Paulo.
  • 1974: A Natura começa a implantar o sistema de vendas diretas na empresa e expandir o negócio
  • 1976: A marca Tupperware desembarca no Brasil inovando com seu sistema de reuniões em domicílio
  • 1979: Fundação da empresa DOMUS e posteriormente ABEVD
  • 1984: A marca Nu Skin Enterprise começa a atuar no Brasil
  • Anos 90: essa década foi extremamente marcante quando falamis na abertura de empresas que trabalham com vendas diretas, entre elas se destacam a Mary Kay, Amway, Herbalife etc.
  • 2016: A Hermes, empresa pioneira em vendas diretas no Brasil, encerra seu trabalho no país.

As vendas diretas

Já falamos um pouco nos tópicos anteriores sobre esse método de venda que se une ao marketing multinível na maior parte das vezes. Mas se você é leigo no assunto, ainda pode não estar entendendo sobre o que se trata.

Esse é um sistema de comercialização e distribuição de produtos onde o processo entre o cliente e o revendedor ou vendedor se dá de forma direta, sem intermédio de terceiros, como uma loja física.

O método foi originado a partir do sistema de porta a porta. Aquele em que o vendedor bate na sua porta oferecendo determinado produto. Porém, tal prática já está caindo em desuso nos dias de hoje.

Tudo começou no século 18 quando um professor chamado David McConnel ofereceu fragrâncias de brinde para quem comprasse seus produtos. A prática rapidamente expandiu suas vendas. 

Porém, ele percebeu que os clientes estavam mais interessados no perfume do que no livro. Então, com sua mente empreendedora, resolveu lançar a California Perfume Company prosseguindo com o modelo de vendas porta a porta.

A empresa lançou seu primeiro catálogo de produtos com perfumes e outros produtos de beleza e anos mais tarde se torna a Avon, marca mundialmente renomada no ramo das vendas diretas e marketing multinível.

Conclusão 

Podemos concluir que a história do marketing multinível foi muito marcante para todos que atuavam no ramo e suas raízes deixam impactos até mesmo no dia de hoje. 

São incontáveis as empresas que atuam do mesmo modo que as pioneiras atuavam há mais de 30 anos. Inclusive a sua pode ser uma delas, pois é um modelo lucrativo e interessante para ambas as partes: empresário e revendedor.

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!

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