Como montar uma empresa de marketing multinível?

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Hoje em dia, montar seu próprio negócio é muito mais simples se compararmos com algum tempo atrás, e por isso, muitas pessoas optam por criar um marketing multinível para conquistar o sonho de ter a própria empresa. 

O marketing multinível também pode ser chamado de marketing de rede, e esse modelo de mercado vem crescendo cada vez, principalmente devido a alta taxa de desemprego, não só no Brasil como em vários outros países. 

Porém, como todo negócio, antes de criar um marketing multinível, você precisa planejar e entender como esse mercado funciona, pois não existe negócio sem um bom planejamento, não é? 

Por isso, neste artigo você irá entender um pouco mais sobre como criar um marketing multinível e como se planejar para entrar nesse mercado que vem conquistando cada vez mais espaço!

Continue com a leitura até o final para entender um pouco mais!

Escolha o seu produto

O primeiro passo para criar um marketing multinível, é definir bem qual será o produto divulgado, que pode também ser serviço.

O mercado de marketing de rede é muito amplo, e você pode explorar muitas áreas, como por exemplo: 

  • Estética;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Alimentação;
  • Club de compras.

Aqui, é importante também fazer uma pesquisa de mercado, e escolher produtos que são de fácil aceitação para o seu público-alvo. Dessa forma, a divulgação terá muito mais efetividade. 

Escolha um nome para a sua marca

Escolher bem o nome da sua empresa é muito importante, pois ele é uma das principais formas das quais o seu consumidor final irá “lembrar” de você de uma certa maneira. 

O nome da empresa é responsável por dar a individualidade da marca, e torna muito mais simples a memorização do seu produto para o cliente. Além de te diferenciar da sua concorrência. 

O nome precisa traduzir bem a sua marca, precisa ser impactante e marcante. Mas, se você acha que não tem criatividade o suficiente para isso, existem empresas de marketing que podem fazer isso para você, não se preocupe. 

Gere credibilidade para a sua marca

Você concorda que hoje em dia existem muitas empresas charlatãs por aí, não concorda? E com isso, os consumidores acabam ficando bem inseguros na hora de adquirir um produto ou serviço. 

Ao criar um marketing multinível, você precisa criar itens que tornem sua empresa confiável, como por exemplo:

  • Ter um site profissional;
  • Associar sua empresa com outras;
  • Fazer parcerias principalmente com influenciadores digitais;
  • Ter em seu site provas sociais, e entre outros.

Tenha um capital de giro

Capital de giro é aquele dinheiro que você precisa ter para arcar com todos os custos da sua empresa e mantê-la funcionando perfeitamente.

Se você tem um negócio físico, como um restaurante por exemplo, você irá precisar de recursos para pagar todos os funcionários, contas de água, luz, internet e aluguel, caso o espaço não seja próprio. 

Com o marketing multinível não é diferente, você vai precisar de uma certa quantia para arcar com despesas como treinamentos, conta de telefone para as ligações, internet, viagens e entre outros custos. 

Sendo assim, ao criar um marketing multinível, não pense que não irá precisar investir, pois ele é um negócio como qualquer outro, e por isso, irá precisar de planejamento e investimento. 

Plano de negócio

Ter um plano de negócio é extremamente importante para qualquer negócio seguir o caminho do sucesso. 

Mais abaixo, vamos listar algumas perguntas que você deve responder para traçar um bom plano de negócio ao criar um marketing multinível.

  • Qual é a necessidade do meu consumidor?
  • Para quem estou vendendo? 
  • Por onde irei vender?
  • Por qual preço irei vender? 
  • Qual o valor máximo de descontos?
  • Como eu irei vender?

Respondendo essas perguntas, você irá começar a ter um “norte” de por onde começar. Você pode até ter um produto ou serviço para oferecer, mas se você não souber para quem e por onde vender, por exemplo, nada adianta. 

Planejamento estratégico

Há quem confunda plano de negócio com planejamento estratégico. É claro que os dois possuem a mesma estrutura, mas a diferença entre eles é em relação ao tempo em que são aplicados. 

O plano de negócio é feito lá no início, para saber por onde começar. Já o planejamento estratégico é feito como estratégia para médio e longo prazo, de acordo com os resultados que a empresa está tendo. 

O planejamento estratégico pode ir se moldando de acordo com as mudanças que ocorrem continuamente. 

Um exemplo claro, é o marketing, que antigamente era feito principalmente através do telefone, e hoje em dia tudo mudou, e as redes sociais ganharam espaço para o marketing, sendo assim, as estratégias mudaram. 

Tenha um software que atenda às necessidades da empresa

Ao criar um marketing multinível, é indispensável um sistema para administrar a empresa. Ele irá te ajudar a ter o controle de todos os dados e de tudo o que acontece com o seu negócio.

Uma dica de um software robusto e que irá atender suas necessidades, é o M2N. Com ele, você terá o controle dos seus afiliados, distribuidores e irá controlar toda a sua rede. 

Crie uma estrutura de comissão lucrativa e atrativa 

Também conhecida como plano de compensação, a estrutura de comissão precisa ser bem planejada e lucrativa para os membros da equipe.

Isso irá incentivar os membros a venderem cada vez mais, pois normalmente, as comissões aumentam de acordo com as vendas. Quanto mais vender, mais lucro nas comissões.

É interessante também saber criar uma estratégia que te diferencie das famosas “pirâmides”, pois algumas pessoas podem achar que o dinheiro chegará de forma muito fácil, o que não é verdade. 

É necessário trabalho e perseverança para alcançar sucesso em qualquer tipo de negócio.

Conclusão

Como vimos neste artigo, criar um marketing multinível é exatamente igual a criação de qualquer outro negócio, o que exige muita dedicação e planejamento. 

É essencial se aprofundar nesse assunto antes de criar o seu negócio, para que não haja erros durante o planejamento, e caso haja, você estará por dentro do assunto para consertar possíveis erros. 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como criar um marketing multinível, deixe seu comentário e ficaremos felizes em te ajudar com seu novo negócio!