A importância do marketing digital para ao seu negócio

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Nesse artigo falaremos sobre a importância do marketing digital nos dias de hoje para qualquer negócio obter resultados sólidos e seus gestores alcançarem o sucesso financeiro.

Adotar o marketing digital na sua empresa é contar com o fortalecimento dos relacionamentos com clientes, maiores oportunidades, promoção da sua marca, alcance de mais leads etc.

Parece algo bom demais para ser verdade, mas podemos garantir que é real. Basta verificar o sucesso que as empresas que praticam o marketing digital têm conquistado nos últimos tempos.

Afinal, a maior parte das pessoas atualmente passa mais da metade do dia na frente de algum meio de comunicação digital, seja celular ou computador. Assim, quando decidem comprar algo, preferem pesquisar primeiro nas mídias.

Se você é um empresário ou profissional liberal, leia esse artigo na íntegra e entenda de uma vez por todas que a importância do marketing digital para seus negócios.  

Garante presença nas mídias

O marketing digital é um conjunto de técnicas online voltadas a atrair clientes, fortalecer relacionamentos e reforçar a reputação de uma marca. Diante disso, vemos que é necessário estar presente nas mídias para aplicar tais ações.

A dica é você começar criando uma página no seu negócio em alguma rede social, seja no Instagram, Facebook ou YouTube. O importante é marcar presença da sua empresa no ambiente online.

Lembrando que ter um número de WhatsApp também é fundamental para se aproximar dos seus clientes tirando dúvidas e oferecendo benefícios, ou seja, construindo um marketing de relacionamento.

Se você já possui perfil em uma rede social, o próximo passo é criar um site. É através dele que os possíveis clientes te acharão em uma busca no Google, por exemplo. 

Sugerimos que você pesquise sobre otimização de SEO quando criar seu site para que ele fique aparecendo entre os primeiros links quando realizarem uma busca na plataforma. 

Custos reduzidos

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, vimos que são necessárias algumas técnicas para que sua página seja uma das primeiras nas buscas do Google.

Para isso, basta que você saiba usar as palavras-chave certas nos títulos e no corpo do seu texto. Ou seja, você não precisará investir financeiramente para isso acontecer, mas precisará adquirir conhecimento.

Quando o benefício do marketing digital não é gratuito, ele é muito inferior ao que você teria se optasse pelo marketing tradicional. Vamos dar um exemplo.

Se resolver criar um anúncio na sua página do Instagram, por exemplo, você que escolhe quantos dias ele ficará no ar e quanto terá de pagar por isso. Já no marketing tradicional, os custos não são tão flexíveis assim.

Além disso, existem técnicas como a do Marketing de Conteúdo, onde você cria conteúdos relevantes para seu público alvo na página e interagir com eles. 

Se torne uma autoridade na sua área

Agora falaremos de forma um pouco mais aprofundada sobre o conceito já citado aqui: o Marketing de Conteúdo.

Por definição, essa é uma estratégia do marketing digital envolvendo o processo de criação, publicação e promoção de conteúdos relevantes para o público alvo da empresa. 

Seu objetivo é a formação de clientes fiéis à marca através do compartilhamento desses conteúdos. Imagine o seguinte cenário: você está com problemas e procurando por um médico na internet. 

Recebe uma indicação de um amigo, mas ao abrir o Instagram se depara com um profissional totalmente qualificado que sempre posta conteúdos interessantes, principalmente a respeito do que você anda sentindo.

Acho que todos concordam que o segundo será o escolhido, certo?! Isso, porque o marketing de conteúdo causa a impressão que o profissional é uma autoridade na área. 

E com o tempo ele realmente passa a ser devido a visibilidade conquistada com essas postagens.

Alcance de maior audiência para a marca

Já parou pra pensar que ao optar pelo marketing tradicional você está divulgando seus produtos e serviços apenas para determinado público? Ou seja, as chances de você conquistar novos clientes são limitadas.

Já ao escolher o marketing digital, você estará lidando com pessoas de todo Brasil e até todo mundo. O alcance é muito maior nessa modalidade.

Lembre-se que para alcançar um grande número de clientes em potencial, você deve conhecer bem seu público-alvo. Se ainda não os tem de forma definida, faça isso para ontem. 

Não adiantará você ter o poder de expandir seu negócio através do marketing digital se não souber para quem essa expansão estará direcionada. Para isso, pesquise sobre seus clientes e recolha informações sobre eles.

Uma boa dica também é ao final de cada postagem em suas páginas, você pedir que os interessados no tema deixem seus contatos, como e-mail ou WhatsApp.  

Tenha análises reais sobre seu desempenho

Aposto que você não sabia, mas no marketing digital é possível receber relatórios sobre todos os passos que você dá em direção a atração dos seus clientes. 

É possível saber quantas pessoas visualizaram o e-mail que você enviou, quantas clicaram no link que estava na sua página, quantas viram seu anúncio e realizaram uma compra a partir dele, quantos comentários há no seu post etc.

Esses dados são fundamentais para você entender se seu trabalho tem dado certo e se está conseguindo chamar atenção de quem realmente deseja. 

Quando se paga por um anúncio num shopping, por exemplo, não dá para imaginar quantos viram aquela propaganda e se interessaram pelo seu negócio. Mas com um anúncio no Facebook sim. 

Conclusão 

Podemos concluir que o marketing digital é uma peça fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje. O modelo pode ser um divisor de águas quando tratamos do sucesso de determinado negócio.

Agora que você já entendeu a importância do marketing digital, não perca mais tempo e comece a aplica-lo hoje mesmo. 

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida a respeito do assunto, não deixe de comentar e conferir nossos outros artigos sobre. Será um prazer poder te ajudar!