Esse artigo será voltado para todos aqueles que já possuem seus negócios, mas desejam melhorar a forma como se relacionam com seus clientes, ou seja, adotar o marketing de relacionamento.
Talvez você ainda nem saiba como funciona, mas já imagina a importância disso. Fique tranquilo! Após essa leitura você saberá tudo sobre essa prática e poderá aplica-la na sua empresa com sucesso.
Eu aposto que você já esteve em contato com o seguinte cenário: foi fazer uma compra e ficou surpreendido pelo atendimento que recebeu durante a venda e após ela. Ouso dizer que ficou tão satisfeito que saiu a divulgando por aí.
Peraí! Você nunca passou por essa situação?! Então sinto dizer que você nunca teve contato com uma empresa que aplica o marketing de relacionamento. E isso também serve para os seus negócios.
Se você ainda não possui clientes que são fãs dos seus serviços e produtos, está precisando adotar imediatamente o marketing de relacionamento na sua empresa. Confira o artigo e entenda o por que!
Mas afinal, o que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é uma técnica dentro do marketing voltada a melhorar e fidelizar o relacionamento com os clientes. Para criar ou reforçar a aproximação com eles, a empresa os dá certas vantagens.
De acordo com o exemplo da introdução desse artigo, acho que você já entendeu um pouco como as coisas funcionam. Essa prática visa tornar o cliente um fã dos seus produtos e serviços.
Para isso, deve ser levada em consideração toda a etapa de produção até o pós venda da sua empresa, já que a intenção nesse método é deixar os clientes encantados com suas experiências.
Além disso, o marketing de relacionamento tem o objetivo de tornar a empresa uma autoridade no mercado atuante. Isso é conquistado através da boa reputação que os clientes criam pelas experiências positivas que tiveram.
Podemos dizer então que essa prática conta com os seguintes componentes:
- Construção de uma boa reputação para a empresa
- Aproximação com o cliente
- Automação de marketing com os contatos
- Publicidade gratuita dos seus serviços
- Fidelização de clientes
Por que essa prática é importante?
Todos concordam que a melhor propaganda para uma empresa é sempre o boca a boca, certo?! Normalmente, quando as pessoas se veem indecisas sobre dois produtos, elas escolhem aquele que foi indicação de alguém.
Esse é o primeiro ponto para entender a importância do marketing de relacionamento.
É preciso ter em vista que a construção desse relacionamento forte e duradouro ocorre em longo prazo, já que o cliente precisa criar o sentimento de confiança para chegar a indica-la a alguém.
Confira mais duas razões pelas quais esse tipo de marketing faz toda diferença na fidelização dos clientes:
- Diminuição das despesas com publicidade: como dissemos, o boca a boca é melhor forma de você garantir novos clientes e fidelizar os antigos.
Diante disso, quem precisa pagar por marketing e anúncios quando se tem os próprios clientes fazendo isso de graça?!
- Melhoria no alinhamento da comunicação com o cliente: se você trabalha com uma grande equipe, demonstre a eles a importância do marketing de relacionamento para que o objetivo seja comum a todos.
Elementos do marketing de relacionamento
Em primeiro lugar, você precisa ter sempre em mente que nada vem do dia para noite. Resultados bons e consistentes necessitam de tempo para acontecer. Tenha paciência e seja persistente.
Confira uma lista de alguns passos que você e seus colaboradores devem seguir para não deixar as coisas fugirem do controle ao adotar esse modelo:
- Forme uma equipe distribuindo suas responsabilidades e encargos
- Defina os métodos que serão usados nessa implantação
- Definir o objetivo e se fazer a pergunta: Onde eu quero chegar aplicando o marketing de relacionamento?
- Defina qual abordagem será necessária com cada tipo de cliente
- Definição de patrocinadores
- Quanto deverá ser investido financeiramente
- Peça aos clientes um feedback sobre seus serviços
Primeiros passos para adotar o método
Agora que você já entendeu como é importante e necessário nos dias de hoje o marketing de relacionamento, está pronto para aplicá-lo na sua empresa, certo?! Então vamos começar a entender como fazer isso.
Em primeiro lugar, como já comentamos, toda sua equipe deve estar alinhada com esse objetivo. Construir um relacionamento forte com o cliente deve ser um plano comum a todos.
Afinal, esse relacionamento tem início desde que o cliente faz seu primeiro contato com a empresa até o momento posterior à venda. É interessante uma capacitação para quem trabalha na linha de frente com os clientes, por exemplo.
Os clientes precisam se sentir valorizados e não somente um número na sua empresa. Todas as ações devem ser voltadas a conquistar esse sentimento nele. São eles que mantêm seus negócios e precisam ter ciência da sua importância.
Para estreitar esse relacionamento, utilize os meios de comunicação comuns a todos: WhatsApp, Instagram, Facebook etc. Esteja sempre em contato e faça-o se sentir valorizado, como oferecer um desconto especial.
Dicas bônus
Para você começar a estreitar esses laços com seus clientes, considere as seguintes ações:
- Colete feedbacks dos seus clientes: já parou pra pensar por que seus clientes compram com você? Você pode achar que é por uma entrega rápida, mas pode ser pela qualidade do produto.
Vá atrás dessa informação, é através desses feedbacks que você saberá os pontos que precisa melhorar.
- Descubra o perfil dos seus clientes
- Pesquise sobre E-mail Marketing
- Invista na comunicação nas mídias sociais
- Pesquise sobre automação de marketing
- Faça relatórios para analisar os resultados que tem tido
Conclusão
Podemos concluir que o marketing de relacionamento deveria ser uma técnica obrigatória em todas as empresas. É ele que faz o seu mercado estar em constante movimento e crescimento.
Claro que nada te impede de investir no marketing tradicional com a intenção de influenciar o público e não conquista-lo, mas garanto que os resultados não serão tão bons quanto do método citado.
Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!