Como ganhar dinheiro com o marketing multinível?

  • Blog

Hoje você vai aprender como aumentar a renda da sua empresa ou dos seus negócios com o marketing multinível (MMN) de uma vez por todas. Esse artigo foi escrito pensando em cada detalhe para auxiliar você a entender o modelo.

Primeiramente, caso ainda seja leigo no assunto, vamos explicar o que é afinal o marketing multinível. Esse modelo, muitas vezes confundido com o método de pirâmide, atua por meio de vendas diretas e uma rede de revendedores.

As vendas diretas são uma forma de comercialização e distribuição de produtos sem a necessidade de intermédio de terceiros, como uma loja física. Ou seja, o vendedor se comunica diretamente com seu cliente para realizar a venda.

Quando um profissional se afilia a uma empresa que utiliza o método para revender seus produtos, o empresário ganha uma porcentagem em cima de suas vendas. 

Além disso, quando outras pessoas se afiliam a este revendedor e ficam “abaixo” dele, ele passa a ganhar também uma porcentagem em cima dessas vendas, assim como o empresário. 

É possível observarmos que nesse esquema todos saem jogando: o empresário, os revendedores e os próprios clientes, já que terão um atendimento mais individual e não precisarão pagar por encargos típicos de uma loja física.

Modelos de venda

O marketing multinível se fundamenta em alguns modelos de venda diferentes. Confira abaixo as características de alguns deles. 

  • Vendas porta a porta: você já deve estar imaginando como esse modelo de vendas funciona, pois seu nome já é autoexplicativo. 

O modelo tradicional de vendas porta a porta consiste no vendedor ir diretamente até a casa do seu cliente, ou seja, tentar convencê-lo a comprar pessoalmente. 

Para isso, os vendedores costumam carregar consigo algumas demonstrações do produto que estão vendendo, como canecas personalizadas. Porém, essa forma já está caindo em desuso.

  • Vendas a partir de catálogos: você certamente já ouviu falar ou conhece alguma revendedora Avon, certo? Pois é nesse modelo de vendas que essa empresa atua.

Nas vendas a partir de catálogos, o revendedor utiliza mais o boca a boca para informar que está vendendo tal produto. O cliente então solicita e o catálogo é enviado depois.

  • Vendas Party Plan: esse tipo de venda é feito a partir da organização de um evento temático para a demonstração dos produtos. 

O lado bom dele é que, se os clientes estão comparecendo a esse tipo de evento, estão interessados na compra. Ou seja, são compradores em potencial.

Vamos a um exemplo para entender melhor esse modelo de venda. 

Você certamente já ouviu falar da Bienal do Livro, certo?! Caso não, este é um evento em que ocorre a demonstração de centenas de livros que estão em lançamento. 

Quem comparece, normalmente são pessoas que possuem hábito de leitura e estão interessadas em comprar. Interessante né?!

Principais características do marketing multinível

É fácil perceber quando estamos falando de marketing multinível quando observamos quais as características do modelo de negócio avaliado. Você vai entender o porquê quando ler a lista abaixo:

  • Profissionais liberais
  • Empresários
  • Tempo e horários flexíveis
  • Sem limite de ganhos mensais
  • Baixo investimento por parte do revendedor
  • Proximidade do consumidor
  • Compras facilitadas
  • Possibilidade de trabalhar com mais de um nicho
  • Expansão territorial de vendas da empresa

Percebe que o marketing multinível tem características quase únicas que o diferencia dos demais sistemas de remuneração e negócio?! 

Mas isso não é a mesma coisa que Pirâmide?!

Não! O sistema de pirâmide e marketing multinível não se confunde principalmente pelo fato do primeiro estar associado à uma prática ilegal, algo não pertencente ao segundo modelo citado.

Essa associação entre os dois modelos é algo extremamente negativo, pois leva o público a achar que as notícias veiculadas na televisão e internet também se aplicam ao MMN, escondendo as suas reais vantagens.

Na verdade, o sistema de pirâmides funciona por meio de uma falsa promessa feita aos revendedores alegando que eles terão lucro caso invistam algo no início e tragam mais pessoas para o negócio. 

Ou seja, o profissional que cai nesse golpe, só sairá ganhando dinheiro nesse negócio se ele trouxer mais pessoas para a empresa. Desse modo, somando o investimento de todas essas vítimas, o esquema se autofinancia.

O marketing multinível, ao contrário, é 100% legal e funciona por uma base de lucros por meio da venda de produtos e serviços apenas. Porém, para aumentar seus lucros, é interessante que traga mais profissionais.

Aumente a rede de contatos

Como vimos no tópico anterior, é possível sim ganhar dinheiro com o MMN somente por meio da venda de produtos e serviços. Mas é muito mais interessante em questões financeiras, você trazer pessoas consigo.

Mas por que isso?! 

Quando você atrai outros profissionais para trabalharem revendendo os produtos junto com você, ganha uma porcentagem em cima de cada venda deles. 

Além disso, sem que os revendedores se dediquem para vender os produtos e aumentar a rede de contatos, estes ficarão sem lucro. 

Portanto, siga as dicas abaixo e aumente sua rede de contatos para ganhar cada vez mais dinheiro com o modelo:

  • Frequente todas as festas e eventos que for convidado e puder
  • Seja sempre solícito com as pessoas em sua volta
  • Esteja sempre pronto para ajudar quem precisa
  • Tente descobrir qual é o ponto forte da sua personalidade
  • Não deixe as mensagens no WhatsApp se acumularem, responda a todos
  • Melhore as habilidades de comunicação (tente treinar no espelho ou fingindo que está falando com alguém) 

Conclusão 

Podemos concluir que é possível ganhar bastante dinheiro com o marketing multinível se ele for aplicado de forma correta aos seus negócios. Para isso, ensinamos tudo que você precisa saber para não se enrolar.

Com as características aprendidas você aprendeu que, se está recebendo salário de uma empresa para vender seus produtos, isso não é MMN e sim um emprego normal. Lembre que o modelo é para profissionais liberais.

Ou se está tendo que investir algo inicialmente para poder revender, não é MMN e sim esquema de pirâmide!

Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!