Se você já é familiarizado com essa área, sabe que a primeira coisa que nos vêm à mente quando falamos de conteúdo para marketing digital é Marketing de Conteúdo, um subtipo do método.
Caso não saiba, tudo bem! Vamos te explicar melhor.
O Marketing de Conteúdo é um conjunto de técnicas que visa atrair o cliente para empresa por meio da produção e postagem de conteúdos relevantes e que chamem atenção do seu público.
Executar essas técnicas nos dias de hoje é tão importante quanto saber vender o produto ao seu cliente. Isso, porque agora são as pessoas que escolhem a propaganda que querem ver e sobre qual empresa querem saber mais sobre.
Portanto, tendo uma página da sua empresa em alguma rede social que ofereça informações sobre o que você comercializa, facilita a pesquisa do cliente e o encontro dele com sua marca.
Agora que você já começou a entender que a criação de conteúdo é o coração do marketing digital, vamos aprofundar esse conhecimento e saber sobre os pontos mais importantes da técnica.
Método do Inbound Marketing
Quando falamos de Marketing de Conteúdo, na verdade, estamos nos referindo a um tipo de estratégia que está dentro da metodologia Inbound. Ou seja, estratégias de marketing voltadas à captação de clientes de forma não invasiva.
Então antes de aprendermos as principais técnicas do marketing de conteúdo, vamos nos aprofundar no seu “chefe”, o Inbound Marketing. Ele é o responsável pela principal forma de atrair clientes hoje em dia: a forma sútil.
Mas por que atrair clientes de forma sútil é tão importante?! A verdade é que ninguém gosta de empresas que jogam anúncios em cima dela o tempo e tentam converte-las a qualquer custo, sem pensar na sua valorização.
Com isso, o Inbound Marketing trabalha de acordo com alguns pilares:
- Atração: ocorre por meio da criação e postagem de conteúdos relevantes voltados ao público-alvo
- Conversão: ocorre quando, através dos conteúdos, o cliente fica mais engajado com sua marca e o relacionamento entre vocês é aproximado.
- Venda: você deve orientar seu possível cliente até a tomada de decisão mostrando que pode solucionar suas dores
- Encanto: esse é o diferencial da técnica. Os clientes não são descartados depois que compram. O método preza por um relacionamento duradouro, sendo necessário investir também no pós venda.
Aumento do tráfego orgânico
Antes de começarmos a falar sobre o primeiro ponto que confere importância a criação de conteúdo para marketing digital, preciso que responda: quando você quer se informar sobre algum assunto, onde vai pesquisar primeiro?!
Acho que todos concordam que é o Google, certo? E é por isso que gerar conteúdo para sua página é tão importante quando falamos de aumento de tráfego orgânico, ou seja, pessoas que vão a sua página por conta própria.
Quando falamos em conta própria, estamos nos referindo a uma atração de clientes sem custo. Eles não foram até seu site por causa de um anúncio pago ou algo do tipo e sim pelas técnicas que você utilizou.
Para isso, é necessário dominar o uso de palavras-chave no título dos artigos do seu site ou na venda de produtos afim de que ele apareça na primeira página do Google quando o cliente fizer sua pesquisa.
A plataforma é sem dúvida a principal forma de conquistar novos clientes. De acordo com uma pesquisa feita, mais de 85% das pessoas alega o uso do Google como primeira opção na hora de se saber sobre algo.
Construção de autoridade
Outro ponto positivo da criação de conteúdo para o marketing digital é a possibilidade de construir autoridade sobre a área em que se atua. Ser conhecido no seu segmento certamente será um diferencial.
Para entendermos melhor sobre isso, vamos a um exemplo: imagine que você está procurando na internet por um médico especialista em problemas de coração.
Quando faz uma pesquisa ao Google com seus sintomas, um dos primeiros links é de um profissional que possui inúmeros conteúdos sobre a dúvida que você tinha. Do outro lado, há uma amiga indicando um cardiologista na sua cidade.
E aí?! Qual possui mais chances de ser escolhido? Todos concordam que o primeiro, certo? Afinal, ele mostra autoridade no assunto e aparenta saber do que tá falando, passando confiança aos possíveis pacientes.
O mesmo raciocínio se aplica na sua empresa. Quando alguém quiser comprar um produto ou serviço que você oferece, com certeza será o primeiro a ser lembrado.
Aumento do engajamento com a marca
Por meio dos conteúdos postados, seus leads e clientes antigos tendem a interagir mais com sua marca e criar um relacionamento mais estreito com a empresa. Isso é extremamente importante para o sucesso do seu negócio.
Inclusive, existe uma área do marketing digital que trata apenas das técnicas necessárias para melhorar esse relacionamento, evidenciando sua importância. Seu nome é Marketing de Relacionamento.
De acordo com o método, se as técnicas forem bem aplicadas, seus clientes se tornam verdadeiros fãs da marca, divulgando ela por aí como se estivessem ganhando algo por isso.
Diante disso, fazendo um bom trabalho com seus conteúdos e interagindo com seus leads, a chance deles se tornarem fãs do seu produto ou serviço e fazer essa divulgação gratuita é muito grande.
Assim, há uma redução brusca nas despesas que você teria caso contratasse algum tipo de publicidade paga, como anúncios no Facebook ou no Youtube.
Conclusão
Podemos concluir que a criação de conteúdo para marketing digital é de extrema importância seja qual for o segmento em que sua empresa atua.
Procure se informar bem a respeito do seu público, como seus interesses, preferências e problemas. Assim, as chances de você chamar a atenção dele aumentam drasticamente.
Essa pode ser a peça que estava faltando para você obter sucesso financeiro e profissional. Então que tal dar uma chance e observar seus resultados?!
Se esse artigo foi útil para você ou se ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Será um prazer poder te ajudar!